5 maneiras de crescer no Instagram

O Instagram já passou da marca de 1 bilhão de usuários, é quase um sétimo da população mundial. O aplicativo que era apenas um rede social de compartilhamento de fotos se tornou uma potente “arma” de divulgação para pessoas, empresas e governos. Em média 60% das pessoas que utilizam o Instagram disseram buscar novos produtos e serviços através da rede. 75% já buscaram visitar o site de uma empresa ao ver uma postagem na plataforma. E claro, hoje a plataforma não foca apenas nas fotos, mas também nos videos e até em texto. 

Então aumentar sua base de seguidores no Instagram é algo que realmente pode fazer muita diferença na hora de divulgar sua marca, produtos e serviços.

1 – Colabore com influenciadores:

Nielsen, uma das gigantes globais da Pesquisa de Marketing, constatou que 92% dos clientes com intenção de compra confiam nas recomendações de produtos de pessoas autênticas e relacionáveis ​​que seguem online, em vez de um anúncio pago. Além disso 40% dos millennials consideram que um influenciador digital, entende mais que um amigo da “vida real”. Identificar estes influenciadores que estão presentes no mesmo meio que seu público alvo e buscar parcerias com eles pode ajudá-lo a melhor muito o engajamento com seu público, bem como atrair mais clientes. 

A Glossier, uma empresa de beleza de New York, cresceu fantásticos 600% entre os anos de 2015 e 2016 quando muitos “microinfluenciadores” que atuam no Instagram, começaram a falar, testar e indicar seus produtos. Detalhe, não estamos falando de celebridades.

Emily Weiss, criadora da Glossier, afirma que 90% de suas vendas, é promovida por influenciadores, que atuam no Instagram e em outras mídias sociais.

 

2 – Tenha muitas imagens atraentes

O Instagram opera principalmente com recursos visuais, sendo assim, videos e fotos e outros tipos de imagens são fundamentais. Um volume de postagens de boa qualidade e constante, fara com que seus seguidores mantenham sempre uma interação com você. Por isso é muito importante identificar o conteúdo que seus seguidores tem interesse de ver. 

Antes da venda, lembre-se que você precisa ser visto como autoridade em seu nicho, pois as pessoas só comprar de quem confiam é claro.

Além disso é importante lebrar que os usuários do instagram são muito mais envolvidos com as marcas que seguem, do que como usuários do facebook. Mais uma vez, por isso ter imagens de boa qualidade, e tranmitindo conteúdo interessante para seu público.

3 – Aproveite o recurso “Insights” para otimizar seu conteúdo:

Este recurso, permite que você obtenha informações sobre seus seguidores como sexo, ideade, local, alcance orgânico das postagens, taxas de cliques em links, incluidos em sua Bio (descrição de seu perfil), visitas ao perfil e outros recursos.

Estes números pode te auxiliar a criar conteúdo relevante para seu público alvo e inclusive até a mudar o estilo dos conteúdos, caso por exemplo você descubra que a maior parte dos seus seguidores tenham perfís diferentes do que você acreditava que seus público tinham. Além disso pode ser que o seu público no Instagram tenha um perfil predominante diferente dos seus seguidores no Facebook, por exemplo.

4 – Responda às perguntas dos clientes:

Responder rapidamente as perguntas, elogios e reclamações de seus seguidores, é algo de grande importância, pois além de gerar engajamento e fazer com que o plataforma entenda que você é relevante, faz também com que seus seguidores se sintam bem, por estarem interagindo com outros seres humanos e não com um sistema frio. Isso traz mais aproximação e por consequência mais vendas e indicações (compartilhamentos).

5 – Obter o Instagram verificado:

Suas taxas de conversão aumentam muito com a obtenção de uma marca de conta verificada no Instagram. As pessoas gostam de interagir com marcas que uma plataforma social referencia. Isso gera mais credibilidade e por consequência, mais confiança nos produtos e serviços. Por isso é importante através do próprio aplicativo do Instagram, solicitar a verificação de sua conta. Naturalmente você deverá seguir certos requisitos que a plataforma pedirá.

Estando apto ao não a obter a verificação, vale a pena ir trabalhando para obter o famoso selo azul do Instagram ao lado do nome de seu perfil. 

O importante de tudo isso é lembrar sempre que hoje o que vale é criar relacionamento com o público através de conteúdo que este considere relevante. Não existe mais fazer marketing apenas com anúncios. As vendas acontecem para quem mostra interesse em compartilhar e não somente em vender.

Robson Oliveira

Administrador, especialista em marketing digital, empreendedor e webdesign.

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