8 maneiras para melhorar e aumentar as visitas de seu site

A pouco tempo atras ainda ouviamos aquelas frases que geralmente começavam com: ” No futuro a internet vai … ” Bom, estas frases não fazem mais sentido, pois a internet já é. Acreditamos que não existe mais a separação bem marcada do virtual com o real. Hoje a internet praticamente deixou de ser um recurso tecnológico para facilitar a interação humana, pessoal ou profissional, para ser um recurso essencial em muitas, mas muitas situações. E isso vai se tornar cada vez mais presente.

Por conta disso a sua presença na Internet com qualidade é muito importante. Além disso, é sempre bom lembrar, que salvo os casos de nichos que possuem players gigantes, o tamanho de sua empresa não será o determinante para ser bem visto pelo público, pois quando a pessoa entra em contato com seu site, ela não sabe se está falando com um empresa de grande porte, ou com uma empresa que é baseada na casa do empreendedor e possui dois colaboradores (ele e a esposa por exemplo).

Dai junto com o fornecimento de ótimos produtos e serviços, tomar os devidos cuidados para ter uma boa apresentação na internet através de um site é muito importante.

Seguem então oito maneiras de melhor seu site:

1 – Foco na funcionalidade

Antes de pensarmos em mais usos para o site, vamos pensar em sua funcionalidade, ou seja, melhora das funções que aquele site desempenha.

Se o site tem apenas a função de mostrar produtos e efetuar a venda daqueles produtos, vamos primeiro observar o que pode ser melhorado no sistema de vendas e cadastramento dos produtos.

Lógico que tem muito mais a ser feito, porém o que já existe não deve ser descartado e construido novamente do zero, mas sim aprimorado.

2 – Torne seu site mais responsivo

O Google já afirma que em seu site há muito mais consultas efetuadas através de dispositivos móveis, principalmente smartphones, do que em um computador de mesa ou notebook. Sendo assim a tendência é que a maioria dos nichos de mercado, já experimentem resultados semelhantes aos do google, com relação a maioria do tipo de dispositivo usado para acessar seus sites.

Sendo assim é de grande importância que você observe se seu site é otimizado para responder aos tipos de dispositivos de acesso a ele, tornando-o bem utilizável, tanto em telas de smartphones, como tablets e claro computadores.  

3 – Atualizar o conteúdo existente

Uma técnica muito importante para melhorar o volume de visualizações de páginas de um site é procurar atualizar sempre o conteúdo. Posts antigos com informações defasadas devem ser localizados, atualizados e melhorados. 

4 – Melhorar o tempo de carregamento

Otimizar, imagens, videos e outros elementos do site, para que o tempo de carregamento das páginas seja reduzido é muito importante para manter o engajamento dos visitantes, pois não faz com que por falta de paciência a pessoa abandone o site. Isso eleva muito o nível de negócios e interações através do site.

5 – Otimização do mecanismo de pesquisa

A maioria das pessoas, encontram um site ou uma publicação através de um conjunto de resultados de pesquisas feita com falavras chaves. Por este motivo é importante ter um site, isto inclui tadas as postagens, sejam artigos, produtos ou serviços, otimizados para serem mais facilmente identificados pelos motores de busca como Google, Bing, Yahoo, dentre outros. Quanto mais bem rankeados, ou seja, quanto mais próximos do topo da lista melhor, pois a chance de alguém clicar é muito maior. 

Esta otimização é feita através de elebaração de páginas e conteúdos que possuem mais condição de serem vistos como mais relevantes pelos mecanismos ou motores de busca já citados. Esta otimização é conhecida pela sigle SEO (search engine optmization), onde tudo é construido pensando em como “agradar” o algorítmo destes motores de busca.

Quando falamos de algorítmos, queremos falar de como os motores de busca são programados para decidir quem aparece onde na suas gigantescas listas de resultados. 

6 – Melhorar a interface do usuário

Tudo bem, já inclusive deixamos o site preparado para ser bem rankeado nos motores de busca. Mas agora vem outra questão: A forma que os usuários interagem com o site. A interface de usuário (UI) é o layout físico de um site; a localização dos banners, formulários, menus, listas, imagens e tantos outros recursos visuais e funcionais. 

Hoje a máxima é: Simplificar tudo, objetividade, nada de excessos de controles, efeitos, principalmente que pisquem. Cores que combinem com o objetivo do site.

Um site em harmonia com o público alvo que se deseja atingir é muito mais efeitvo que um site cheio de funções que podem desfocar seus visitantes. Por exemplo o site da empresa que ocupa o segundo lugar no ranking das 10 empresas com as marcas mais valiosas do mundo, tem uma tela branca com algumas funções e no centro a logo marca e um campo para pesquisa. Acho que não precisamos falar que é o Google não é ?

7 – Melhorar a experiência do usuário

A experiência que uma pessoa tem ao navegar em um site, seja através de um computador, um tablet ou um smartphone é chamada de experciência do usuário ou (UX). Um site que busca ser intuitivo em seu layout, de forma a ter pouca ou nenhuma dúvida por parte do usuário em como encontrar as informações que procura, ou interargir com os recursos, vai melhorar muito a taxa de retorno ao site e o tempo que o usuário permanece no site. 

8 – Encontre e corrija links quebrados

Links que levam para locais incorretos, ou para lugar nenhum. Procure tomar cuidado com este ponto, para evitar que os clientes e futuros clientes tenham uma experiência ruim neste sentido, pois isto pode passar uma imagem de falta de organização e de profissionalismo, atrapalhando e muito o engajamento e os possíveis negócios com você e sua empresa.

Seguindo este “checklist”, você estará aumentando e muito a possibilidade de visitas, engajamento e negócios com você e/ou sua empresa.

Estamos a disposição para lhe mostrar qual o caminho você deve tomar para otimizar seu site, te oferecer cursos que vão lhe ajudar a desenvolver as melhores práticas para não só ter um site fantástico como também desenvolver toda a sua estratégia de marketing digital e claro também se precisar, desempenharmos este papel de consultoria em marketing digital e desenvolvimento de sites.

Qual seu site ? Já tem um site ? Precisa otimizá-lo ? Já conhecia estes conceitos ? Comente.

Robson Oliveira

Administrador, especialista em marketing digital, empreendedor e webdesign.

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