O que é Consultoria em Marketing Digital ?

Sabe aquela máxima que ouvimos frequentemente de várias maneiras ? “A Internet revolucionou o cotidiano das pessoas !” Pois é, já podemos nem mais mencionar isso, pois já estamos dentro desta revolução a um bom tempo. 

Naturalmente isso inclui o relacionamento que temos com as empresas e suas marcas, mesmo que estejamos falando de um negócio informal.

Isso tudo veio com o desenvolvimento de tudo que envolve tecnologias de distribuição e gerenciamento de informação. Hoje o acesso a informação que você desejar é praticamente 100% acessível e quase imediato. É tanta informação disponível que é frequente as pessoas se perderem neste “oceano”.

Respeitados os limites da responsabilidade, se você quiser pesquisar assuntos relacionados a neurologia por exemplo, você vai conseguir obter informações aprofundadas do assunto que anteriormente somente estudantes de medicina teriam acesso.

Porém continua sendo exclusividade de médicos(as) a aplicação destes conhecimentos de forma ativa. O que mudou é que hoje a informação pode chegar a quem desejar e souber pesquisar.

Mas não é só isso, aprendemos novas formas de nos conectarmos. Até pouco tempo atrás, comprar uma roupa ou calçado sem ir a uma loja para escolher e experimentar era algo totalmente inconcebível, porém hoje podemos incluir tantos detalhes nos “anúncios” de sites e plataformas que a necessidade do contato físico inicial com o produto, praticamente desapareceu. Até porque com a popularização do comércio eletrônico, foi desenvolvido novos mecanismos logísticos que facilitaram o recebimento e envio de produtos.

Quanto a serviços, nem se fala. Hoje uma boa parte dos serviços pode e deve ser prestado de forma remota.

Uma boa parte destes serviços são os relacionados ao gerenciamento de negócios, como consultorias, em especial as relacionadas ao marketing. 

Mais uma vez, a grande facilidade de acesso a informação, pode transformar pessoas que não atuam neste ramo, se tornarem especialistas no assunto, e diferente do exemplo da medicina, neste caso, poderão aplicar aquilo que aprenderam rapidamente. 

No entanto muitas vezes o que acontece é que devido a necessidade do(a) empreendedor(a) ter que dedicar ao “core” do seu negócio e o volume de atividades que ele(a)s, precisarão delegar muitas atividades a outras pessoas. Dentre estas atividades, estão as relacionadas a marketing.

O(a) empreendedor(a) jamais poderá estar desligado da área de marketing, pois é ela que traz o sustento da empresa, ou seja, os clientes. Então o marketing faz parte do “core” do negócio, porém esta área é um tanto complexa, pois em última análise, está envolvida com o contato humano que é algo rico e extremamente variado.

Assim na maioria das vezes para o(a) empreendedor(a) que vislumbra se destacar, precisará de ajuda. E essa ajuda ou vem da consultoria de especialistas, ou vem de conhecimento adquirido e a delegação de atividades acessórias para mais pessoas, ou ainda as duas coisas juntas. 

Nosso trabalho é oferecer as duas soluções para você empreendedor(a).

Sabe aquela pergunta que todos que trabalham com marketing fazem aos(as) empreendedores(as), sobre a satisfação dos resultados de suas empresas ? Não vamos fazer, pois todos nós sabemos que por sermos humanos, temos a tendência de não querermos ficar na zona de conforto, por mais acomodada que seja uma pessoa, quando esta conquista algo, automaticamente já deseja buscar algo maior. Não precisamos então nem falar de nós empreendedores(as) que não somos acomodados(as).

Então porque contratar consultoria em marketing ? Aliás várias vezes não vou nem falar o termo marketing digital, pois já faz tempo que os dois termos já perderam o sentido de serem diferenciados. 

Vou mostrar a seguir então a resposta para a pergunta acima e você perceberá duas coisas básicas: a primeira e mais importante é que não se trata de algo caro, se trata de um investimento que vai sim elevar seus lucros. E segundo, vai ajudar a abrir espaço para seu negócio se tornar cada vez mais eficiente e diferente dos concorrentes. 

Se você leu até aqui, você entendeu uma outra coisa importante: as pessoas que são realmente empreendedoras, são também boas leitoras, o que as tornam boas ouvintes e por consequência se tornam abertas a aprender e a criar. 

Considerando isso, vamos então continuar a nossa conversa.

Para responder o porque de uma consultoria em Marketing, vamos primeiro esclarecer o que é uma consultoria em Marketing. 

O que é uma consultoria de marketing e como funciona?

Qualquer empresa sabe que deve procurar novas maneiras para aumentar as vendas e os lucros. Entretanto, elas também precisam diminuir os custos em momentos conturbados, como crises financeiras, (ou até crises generalizadas, como a que o mundo está sofrendo nestes dias em que escrevemos este artigo por conta da pandemia de COVID-19), visando facilitar a saúde financeira do negócio, bom e neste caso também a saúde física e psicológica de todos os envolvidos também.

A tendendência maior, nestes momentos é uma redução dos orçamentos de marketing, ou até a interrupção total, mas o correto é exatamente o contrário com ressalvas. 

Com ressalvas, porque em momentos de crise, deve-se repensar a forma que estes investimentos em marketing devem ser feitos, já que nem sempre as práticas anteriores funcionarão para o momento. Isso também vale para momentos de expansão, já que também vale uma máxima ao qual não conhecemos o autor: “Se você fizer as mesmas coisas de sempre conseguirá no máximo os mesmos resultados”.

O Marketing é o responsável por gerar as oportunidades e ampliar suas vendas, logo não faz sentido deixar de investir nele. Marketing é sempre investimento e nunca gasto. Porém deve-se saber o que está fazendo quando o assunto é marketing, para que os investimentos nesta área sejam melhores aproveitados e não se torne um peso.

Lembre-se disso, se suas ações relacionadas a marketing está gerando peso principalmente financeiro a seus negócios, repense, pois há algo realmente errado. Da mesma forma, se você contratou uma consultoria em marketing para sua empresa e você está tendo dificuldade em pagar pelos serviços desta consultoria, então também há algo errado, pois o objetivo de qualquer consultoria deste tipo é exatamente fortalecer tanto a ou as marcas dos seus negócios e também melhorar o fluxo de caixa e lucro.

A consultoria em Marketing Digital que é nosso foco, funciona como qualquer modelo de consultoria aconselhando as melhores ações rumo às metas e objetivos. O nosso diferencial é que também cuidamos da prática destas ações, já que também desenvolvemos sites, materiais gráficos em geral, organizamos fluxos de trabalho e isso tudo sempre buscando facilitar que o cliente aprenda a “andar com as próprias pernas” ou seja, não fique dependente de nosso trabalho. Tudo que fizermos é sempre de propriedade do cliente. Se registrarmos um domínio, o domínio é sempre registrado no nome do cliente, se montamos um site, o site fica sempre em uma plataforma que permita migração para outra e a modificação do site por nós ou quem o cliente desejar. Se desenvolvemos um modelo de negócio personalizado, o modelo é do cliente.  

Em resumo o objetivo final da consultoria em marketing digital é ligar a empresa aos seus clientes de forma duradoura, já que hoje a grande maioria das pessoas se guiam por suas pesquisas on-line, quando desejam fechar alguma compra. Seja das mais simples às mais complexas.  

Como funciona a consultoria de Marketing Digital?

A consultoria em Marketing Digital pode ser prestada com um único profissional, como por uma equipe. Na prática um profissional dirige o serviço e se vale do trabalho de outros profissionais de apoio quando necessário. 

É desta forma que trabalhamos, pois o objetivo é multiplicar os resultados à medida que a complexidade vai aumentando, pois assim sempre o trabalho será proporcional a capacidade naquele momento específico da empresa investir em marketing. Lembrando que não estamos falando só do custo da consultoria, mas também dos custos inerentes como anúncios, como por exemplo hospedagem de site, aplicativos de distribuição de mensagens como e-mail, whatsapp, messenger, etc, remuneração de novos funcionários se for o caso. Tudo é dimensionado para o momento atual da empresa, que pode inclusive ser formada somente pelo dono, ou pelo dono e sua esposa.

Tudo começa com um diagnóstico, semelhante forma que acontece em uma consulta médica. Iniciamos o trabalho a partir de uma “consulta”, onde vamos:

  • Conhecer a empresa e seu nicho ao qual atua (muitas vezes já temos registros de como é o nicho que a empresa atua). 
  • Vamos conversar com as pessoas chaves da empresa, para identificar os valores, quais os objetivos atuais que a empresa têm, qual a sua missão. Lembrando que muitas vezes o trabalho não é identificar, mas sim levar os envolvidos com a empresa identificarem os valores da empresa e sua missão. 
  • Avaliar qual o nível de reconhecimento da empresa no mercado que ela está inserida. 

Feito isso vamos:

  • diagnósticar problemas e falhas possíveis;
  • análisar o seu público-alvo;
  • adaptar as estratégias atuais à sua realidade;
  • planejar campanhas;
  • claro, monitorar os resultados;
  • acompanhar as tendências;
  • analisar sua concorrência;
  • entre outras.

Estas ações permitirão chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo ao seu nicho específico.

A partir de cada atividade da consultoria de marketing digital, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o seu público-alvo e interagir com ele de maneira mais eficiente e eficaz.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Contratar uma consultoria traz diversas melhorias ao seu negócio. Vamos a algumas delas:

1. Diagnóstico e visão geral do negócio

A internet gera diariamente um volume absurdo de dados e muitos destes dados são extremamente úteis para melhorar o desempenho do nossos negócios. 

O comportamento de navegação das pessoas na internet refletem o perfil de cada um e esses dados podem e devem ser aproveitados para alavancar os negócios na Internet, naturalmente respeitando os limites da privacidade individual.

Há informações que o gestor da empresa não consegue buscar. Não que não possa buscar, mas na grande maioria dos casos não vale a pena o dono, ou gestor geral gastar tempo com certas atividades.

A consultoria em Marketing Digital entra neste momento e em vários outros. 

Por exemplo, a busca de informações como:  quais são as palavras-chave que fazem o internauta chegar ao seu site? Quanto tempo ele passa interagindo com o seu conteúdo? A qualificação dos seus leads é feita corretamente? 

Se você não consegue chegar às respostas destas e muitas outras perguntas, é melhor confiar à análise detalhada de um profissional para obtê-las.

A internet provê muitos , mas muitos dados mesmo. No entanto é a interpretação destes dados é que vão fazer toda a diferença, para a aplicação das melhores estratégias. 

Além disso, o profissional de Marketing também vai proporcionar um levantamento mais detalhado da sua concorrência, cenário do mercado e perfil do público-alvo. Isto permitirá elaborar estratégias por toda a empresa, pois em última análise, a verdadeira importância do marketing é unir tudo em direção do propósito maior, os clientes da sua organização.

2. Especialistas criam suas campanhas

Existe um ditado ou história que fala que o pato nada, anda e voa, mas não faz nenhuma das três coisas bem. Vou confessar, ouvi isso em um filme e achei bem legal a citação. Sinto não ter o nome do filme agora para passar para você. 

Sabe aquela empresa onde o dono centraliza tudo sobre ele. Um detalhe importante, estou falando daquelas empresas ou até organizações informais que já passaram do nível do empreendedor solo. Pois é isso que muitas vezes acontece em muitas empresas. No início como falei, temos frequentemente o “empreendedor solo”, obrigatoriamente este empreendedor precisa atuar em todas as áreas, pois muitas vezes não há ainda nem condição de se contratar serviços especializados e até funcionários.

O ideal é que o(a) empreendedor(a) seja o gestor de todo o “sistema” e delegue várias funções para funcionários e prestadores de serviços. 

Nós como prestadores de serviço, buscamos como diferencial, viabilizar formas para que mesmo os negócios embrionários, tenham condição de ter uma consultoria em marketing de forma que haja aumento dos lucros com este investimento. Ou seja, nosso modo de trabalhar vai permitir até aquele empreendedor solo ao qual mencionamos, ter condição de investir em consultoria sem prejudicar seu negócio.

3. Opinião de fora da sua empresa

Erros são curiosos, pois muitas vezes os cometemos e nem percebemos, por mais óbvios que sejam. Apesar de não ser esse o objetivo desta ilustração, conseguimos também ilustrar a situação com ela. Não faça isso que vamos falar, é somente uma ilustração, rsrsrsrs.

Se um sapo for jogado em uma panela com água quente, ele bate na água e pula fora rapidamente. Porém se colocarmos o sapo na água e gradativamente irmos aumentando a temperatura da água, provavelmente ele vai ser cozido, ou no mínimo vai em algum momento pular fora da panela, mas já tendo sido bastante ferido. 

Os erros são como esta segunda situação para quem esta dentro da organização diariamente. Não é imediatamente percebido e com isso muitos estragos que poderiam ser evitados acontecem.

A consultoria vai ajudar a organização ter a visão de fora e com isso visualizar melhor seus erros e claro as oportunidades que muitas vezes passam despercebidas. 

4. Investimentos e resultados sempre andando juntos

O objetivo da consultoria em marketing digital é aumentar o lucro da empresa cliente. Então nada que for pago a consultoria será um gasto, mas sim um investimento. 

Além disso trabalhamos de uma forma diferenciada, onde os nossos ganhos ficam praticamente todos atrelados aos resultados.

Nosso intenção é que você pague por aquilo que te traz o lucro que você não teria sem a nossa atuação. Não podemos dizer que trabalhamos com consultoria sem demonstrar este tipo de confiança de forma prática. 

Empresas de consultoria que querem grandes quantias fixas sem atrelar a resultado, já estão começando errado. Como uma consultoria pode iniciar um serviço dificultando a margem de lucro de um cliente ? Isso não faz sentido.

A consultoria precisa gerar resultados. Precisa gerar um ótimo ROI (retorno sobre o investimento). 

Naturalmente o trabalho de consultoria só vai realmente funcionar se você e sua empresa abraçarem o que for traçado como metas e procedimentos.

5. Trabalho que otimiza e fortalece a sua equipe

Uma das vantagens em contratar uma consultoria de marketing digital é poder contar com um trabalho especializado, agregando ao trabalho da sua equipe interna, ou a seu trabalho isoladamente, caso você seja por enquanto o único do negócio, muito resultado. 

Muitas vezes as organizações não possuem equipe suficiente para gerir as atividades relacionadas a Marketing Digital. Principalmente quando estamos falando de empresas que ainda são pequenas. É o que acontece, seja pelo excesso de demanda, pela falta de ferramentas adequadas ou até mesmo pela falta de conhecimento em determinadas ações.

Só que o trabalho conjunto da consultoria de Marketing Digital permite acelerar por exemplo o desenvolvimento das campanhas on-line, porque atua lado a lado para guiar e orientar as ações.

Você e ou sua equipe ainda tem liberdade para executá-las e acompanhá-las, mas também ganha tempo para se dedicar a outras estratégias, já que não precisa aplicar tantos esforços na criação de materiais.

Com a consultoria ainda é possível facilitar a criação de um futuro departamento de marketing ou otimizar um já existente, já que a consultoria traz conhecimentos para dentro da sua empresa. 

Também outro ponto importante de nosso trabalho. Nós sempre disponibilizamos conhecimentos. Nós queremos que o cliente aprenda a operar todo o sistema. Não queremos que nenhum cliente seja dependente de nosso trabalho. O cliente só continua com nossa prestação de serviço porque ele precisa se dedicar a outras atividades e não porque depende de nós. A dependência não é um relacionamento comercial saudável.

6. Maior competitividade no mercado

A consultoria vai levar sua empresa a um outro nível comercial, pois vai otimizar os resultados com as estratégias de marketing e com isso se destacar no mercado frente aos concorrentes.  

Como podemos te ajudar?

Basta entrar em contato para agendarmos uma reunião presencial ou on-line. Nela poderemos conhecer quais são suas necessidade e como poderemos representar diferença para seu negócio.

Deixe uma mensagem abaixo, ou nos chame pelo nosso whatsapp clicando no ícone que aparece no lado esquerdo abaixo.  

Robson Oliveira

Administrador, especialista em marketing digital, empreendedor e webdesign.

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