Webdesign

Vamos imaginar a seguinte situação: Você possui uma rede de lojas de roupas. No total você tem 7 lojas de roupas.

Vou ser bem ilustrativo, por isso vou dar nomes de locais conhecidos de nossa cidade, Belo Horizonte para este exemplo. Vamos lá:

Uma de suas lojas esta no Minas Shopping, outra esta no BH Shopping, uma terceira no Diamond Mall, Você possui também mais três lojas em imóveis alugados, uma no centro da cidade, outra na Savassi e uma no bairro Sion, no entanto você possui uma outra das suas lojas no bairro de Lourdes, porém neste caso é uma loja em um imóvel próprio.

Bom, qual é a loja mais importante dentre todas que você possui ? Muitos vão dizer, depende. Depende daquela que lhe dá mais lucro.

É verdade, porém há um pequeno detalhe: das sete, seis são instaladas em locais onde você possui pouco controle. Nas de shopping, são alugadas e os administradores dos shoppings vão facilitar “sua vida” ou atrapalhar de acordo com o interesse deles. Se sua marca agrega valor para eles, você terá melhores condições para negociar locação e condomínio, se for o contrário, eles farão de tudo para você desistir de estar lá.

Com as lojas “de rua” alugadas é mais ou menos a mesma coisa, pois se os donos quizerem aumentar seu aluguel após o vencimento do contrato, ou simplesmente pedir o imóvel, porque querem um outro destino para os imóveis, você também perde.

Por fim, quem realmente ficou foi a sua loja com imóvel próprio.

É lógico que quanto mais lojas em imóveis não próprios, mais o risco será diluido. Mas segurança mesmo, somente em seu próprio imóvel.

Esta é a lógica do porque ter um site. Mesmo que hoje o maior volume de negócios principalmente das pequenas empresas venham de redes sociais e marketplaces.

O site é seu e sempre tudo que você fizer nele será de acordo com seus objetivos e vontades, nas outras plataformas você precisa se enquadrar e se estas plataformas mudarem as regras, ou impuserem custos maiores, você perde.

Você desenvolvendo um bom trabalho em seu site, tais mudanças não te afetarão de forma pesada.

Da mesma forma que se você fosse um lojista da área da moda (ou talvez até seja), é importante ter pontos de vendas com imóveis alugados e também dentro de shoppings, mas é necessário lutar pelo imóvel próprio. (Grave o termo que eu usei:  “lutar”. Já vamos falar sobre este termo.

Voltando ao meio virtual então, nós sabemos que é muito importante estar presente nas redes sociais e nos marketplaces adequados para seu negócio. Porém alguns problemas destes meios nos faz também necessitados de algo mais sólido. Próprio, como se fosse um imóvel.

Sabe o termo lutar que falei para gravar ? Pois é, no caso da criação de um site, esta luta para ter é muito, mas muito menor que para ter um imóvel próprio. Só achei legal dizer isso, porque não quero que ninguém pense que ter um site seja algo difícil e mais caro. De forma nenhuma, não é.

Vamos enumerar alguns problemas das redes sociais:

  • Você está em um ambiente que não é seu, ou seja, disputa espaço com outras pessoas e, além disso, pode ocorrer do site ficar fora do ar e você nada poder fazer;
  • São muitas as redes sociais e cada uma com suas particularidades. Desta forma, precisará estudar e entender em cada local qual é a melhor forma de postagem, horário, criar imagens específicas e disseminar conteúdo;
  • Por serem muitas usadas, ao longo do tempo aquela sua postagem será perdida em tantas outras existentes naquela rede social. Não será mais visto pelo seu cliente;
  • Os buscadores, e aqui podemos focar no Google, não faz indexação de redes sociais, ou seja, esse seu conteúdo não é relevante para você ser encontrado;
  • Não são todos que tem e/ou gostam de perfis em redes sociais. Sendo assim, não irá atingir essa massa;
  • As regras de publicação sempre mudam e as vezes não são claras ao ponto que você poder ser punido com menos exposição se o sistema deles entender que você esta fazendo algo contra tais regras, ou pode até de excluir da rede.

No caso dos marketplaces os problemas são parecidos, porém:

  • Os anuncios nos marketplaces são indexados pelos buscadores, ou seja, se o sistema do marketplace achar que você é relevante, eles vão te colocar na lista de anúncios a serem veiculados nos buscadores, além do fato de organicamente os buscadores também encontrar seus anúncios. Isso é bom, mas você não tem controle sobre isso;
  • Tem muitos clientes que têm receio de comprar em marketplaces;
  • Custos mais altos, principalmente quando se trata de venda de produtos físicos, o que te força a ter preços mais salgados do que poderiam ser.

Perceba no entanto que tais problemas não significa que não temos que investir em tais canais. Temos sim, pois a grande maioria deles tem custos por demanda, ou seja, só pagamos com a prestação do serviço, por parte destas plataformas, que pode ser a concretização de uma venda ou a contratação de um serviço.

Resumindo, porque então ter um site ?

O site é seu imóvel próprio na internet, nele você tem controle total sobre conteúdo e comercialização de produtos e serviços. Vamos enumerar as vantagens:

  • Como já falamos o espaço é seu. Diferente de uma rede social, você poderá publicar o que quiser. Você controla todo o seu conteúdo e ele sempre estará ali.
  • Você consegue canalizar toda a informação em um só local. E isso é muito importante porque o seu cliente saberá que neste site conseguirá encontrar todas as informações que precisa sobre você seus produtos e/ou serviços. A informação não se perde.
  • Você consegue guiar os processos de otimizaão de conteudo para os motores de busca (SEO), o que fará que seu site ficará mais relevante para os motores de busca como Google, Bing, Yahoo, etc.
  • Permite, que você ao ter um site dentro de um domínio, ter mais personalização, principalmente no que diz respeito ao e-mail, que passa a ser do tipo xxxxxxxx@suaempresa.com.br . Muito mais profissionalismo para sua empresa.
  • Amplia o leque de recursos possíveis como implantar uma automação de marketing personalizada.

Vamos no entanto novamente ressaltar. Redes Sociais e marketplaces são também essenciais, até para direcionar tráfego para seu site. Um não exclui a necessidade do outro. Mas precisam estar sendo operados simultaneamente.

Como criar um site

Existem três caminhos básicos para criar um site:

  1. Cadastrar em uma plataforma padronizada de criação como Wix, NuvemShop, dentre outros. Neste caso, dependendo da plataforma você pode ou não ter planos grátis, porém não pagando por um plano haverão muito mais limitações. Se você pagar por um plano terá mais recursos como por exemplo a vinculação do seu domínio próprio, que é sua identificação na internet, mas mesmo assim estará limitado aos poucos recursos da plataforma padronizada.
  2. Criar um site com ações próprias, ou seja, buscar conhecimento para aprender a desenvolver o site. Conhecimentos como operação de CMS (como o WordPress), programação em algumas liguagens, conhecimentos de edição de imagens e videos, dentre outros. São atividades complexas para alguns, ou simples para outros. Mas basta ir atrás do conhecimento. Não é uma boa estratégia, caso você não tenha tempo para se capacitar.
  3. Esta é a forma mais eficiente na nossa opinião, não porque prestamos este serviço, mas porque delegar este trabalho a um experiente prestador de serviço vai lhe dar mais tempo para pensar nas questões estratégicas do seu negócios como um todo, mesmo que você também tenha consultoria em outras áreas da empresa. Na grande maioria das vezes o tempo que você ganha é muito mais valioso que o dinheiro que você esta investindo na contratação de uma empresa webdesigner.

Custos

Como já abordamos acima, você pode sim ter um site criado com baixo custo ou até mesmo gratuito. Porém, acaba sendo um barato que sai caro. Quando você enfrentar problemas de estabilidade, falhas, quiser migrar para outra hospedagem, aí sim entenderá. É tudo mais difícil e as vezes nem resolve.

O custo para criação de um site varia com a complexidade dos recursos a serem utilizados, para o desenvolvimento não há como fazer isso sem que haja um aconversa antes para podermos dimencionar. Por isso há um formulário mais abaixo para você preencher e entrarmos em contato para conversarmos sobre isso.

No entanto há dois custos clássicos que não há como fugir e não são altos. São o registro e a manutenção do domínio, que custa em média R$40,00 por ano e o local em que o site será hospedado em que o custo dependerá do volume de tráfego esperado e recursos a serem colocados no site. Geralmente o custo médio fica em torno R$300,00 por ano, podendo ser bem menor no primeiro ano, mas podendo é claro existir projetos que o custo passa dos R$10.000,00 anuais. Mas o legal de tudo na internet é que tudo é proporcional ao resultado obtido. O que leva os riscos de prejuizo para níveis muito, mas muito baixos.

Preencha o formulário abaixo, ou nos chame pelo nosso whatsapp no link que aparece no lado esquerdo da tela e vamos conversar. Você verá que será um ótimo investimento.